1979

Isto É

Artes

UT Libraries 2008

  • p. 64

Desenho de humor

Museu Lasar Segall

O desenho de humor sempre teve um estranho caso de amor com o Brasil. Ele é amado pela população, ele faz parte de seu dia-a-dia, mas costuma ser solenemente desprezado pela cultura oficial. Desta maneira, o desenho de humor não participa dos livros de arte, do currículo universitário, das conversas eruditas. Salvo, evidentemente, as exceções de praxe. Ao mesmo tempo em que isto acontece, porém, o desenho de humor serve de referência e informação na literatura de cordel …

Benedito Bastos Barreto, o Belmonte …

Weber, Alcy, Chico e Paulo Caruso. Esta mostra pretende abranger um largo período da caricatura no Brasil, os primeiros cinquenta anos deste século. Não consegue, faltam nomes importantes, mas estão presentes alguns históricos e outras tantas preciosidades. E, de qualquer maneira, é a primeira exposição de uma série. O visitante poderá encontrar figuras tão interessantes quanto Di Cavalcanti, Alberto Lima, J. Carlos, Belmonte, Alvarus, Voltolino e Trinax Fox. É um belo passeio no qual se pode observar o deboche de VoltoIino, a irônica expressividade de Di Cavalcanti, …

Visão

University of Virginia Library 2010

vol. 55

  • p. 122

Lá estão Voltolino, Ferrinac, Michel, Di Cavalcanti, Belmiro, J. Carlos, Belmonte, Alvarus, Alvim Correia, Aberto Lima e Trinaz Foz. Podemos, assim, fazer uma comparação entre os assuntos que preocupavam os chargistas do começo do …