1940

  • p. 83

UT Libraries 2008

J. Carlos (José Carlos de Brito e Cunha) nascido nesta capital, no bairro da Gávea, iniciou-se em 1902 em O Tagarella, onde Raid o apresentou. Afirmando-se o artista de traço próprio e brilhante, veio, a seguir, a ilustrar O Malho, O Tico-Tico e Leitura Para Todos, tendo no número 255 da primeira dessas três publicações, em Agosto de 1907, criado o tipo representativo do Brasil.

A 28 de Dezembro desse ano entra para a redação de Fon-Fon. Em 6 de Junho de 1908, aparecendo Careta, de Jorge Schmidt, assume toda a ilustração, desde a capa, …

Afasta-se alguns anos de Careta e desenvolve prodigiosa atividade, colabora em D. Quixote, de Bastos Tigre, executa capas para Eu Sei Tudo, Revista da Semana, Fon-Fon, O Cruzeiro. Assume a direção artística de todas as publicações da S. A. O Malho e desenhando para Illustração Brasileira, Leitura Para Todos, O Malho, O Tico-Tico, Papagaio, Almanachs de O Malho e O Tico-Tico, Álbum de Cinearte ainda tem arte e tempo para fixar nas páginas de Para Todos os trabalhos que devem ser considerados mais expressivos das possibilidades de seu lápis.

  • p. 84

Deixa essa empresa …

Anúncios