1937

M Library 2009 e 2011

Volume 1, Edição 12

  • p. 45

Mas a profunda differença entre a nova publicidade que surgia, e a outra, que ainda não tivera tempo material para sahir dos nossos jornaes e revistas, se revelou, com marcante distincção, na opinião do consumidor nacional, que dahi em deante passou, quasi inconscientemente, a reservar ao annuncio scientificamente estudado uma attenção e uma consideração que as empresas souberam explorar vantajosamente, procurando distanciar-se cada vez mais do outro grupo, para mais directamente poderem conquistar a confiança do seu grande público.

Os desenhos passaram a ser feitos, na sua quasi maioria, aqui mesmo, com modelos nossos, por artistas do valor de J. Carlos, Belmonte, Kalixto, Voltolino e outros. As legendas foram carinhosamente analysadas e meticulosamente medidas. O lay-out começou a ser cuidadosamente observado, com disposições mais harmônicas às dimensões acanhadas do espaço disponível. A photographia applicada já encontrava em São Paulo um Biccherini, e, no Rio, um Rosenfeld. Por fim, os main-offices de Nova York começaram a olhar com mais attenção os jornaes brasileiros e acabaram, com raras excepções, a considerar que seus representantes do Rio e de S. Paulo estavam certos do seu critério e na sua concepção da publicidade, cuja maior garantia de êxito é um perfeito conhecimento psychologico do meio ambiente.

Para estudarmos conscientemente o ambiente da publicidade no Brasil, commetteriamos um grave equívoco si nos sentássemos em nossa mesa de trabalho e, examinando a situação de nossos mercados, analysando os annuncios publicados em jornaes e revistas, procurássemos tirar conclusões mais ou menos pessoaes de nossa observação. O processo seria demasiado commodo para ser efficiente. Preferimos, por isso, entrar em directo contacto com o público, falando aos homens do commercio, colhendo impressões das empresas especializadas em publicidade, ouvindo os “directores de propaganda” das nossas maiores casas commerciaes — até formarmos do conjuncto uma idéa completa e precisa. Nossas demoradas observações nos levam, por isso, a uma conclusão geral do maior interesse para os leitores: é que no Brasil a propaganda bem orientada produz mais resultados do que na maioria de outros paizes civilizados.

1939

volume 7

  • p. 76

… Vicente Leite, Lorenzo Fernandez, J. Carlos, pintores, musicistas, escriptores, esculptores, desenhistas. Também iniciava neste numero, com a maior energia, uma campanha destinada a desmentir a chamada “super-producção industrial” …

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